Pular para o conteúdo

Como começar a trabalhar como gestor de tráfego: Guia completo

  • por

Descubra o que faz, habilidades necessárias e como começar a trabalhar como gestor de tráfego. Faça uma ótima leitura!

Nos últimos cinco anos, a gestão de tráfego tem se destacado no marketing digital, sendo uma das profissões que mais cresceram no setor.

E isso não é à toa! O seu alto potencial de retorno sobre investimento e resultados quase que instantâneos, tem conquistado o respeito e reconhecimento de valor por diversas empresas no mercado.

Logo, seja para trabalhar para uma agência, abrir o seu próprio negócio ou atuar como freelancer, a gestão de tráfego é uma ótima escolha de carreira, considerando demanda, ganhos e a liberdade de trabalhar no conforto de casa. Entenda melhor sobre essa profissão e como ingressar na área.

Como começar a trabalhar como gestor de tráfego: Guia completo

O que faz um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é o profissional responsável por criar campanhas de anúncios online, ou seja, garantir que a mensagem certa chegue à pessoa certa no momento ideal.

Mas, sua atuação principal se estende para além da criação. Com conhecimento aprofundado em métricas e análise de dados, o gestor atua principalmente no gerenciamento e otimização das estratégias, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e realizar testes A/B para qualificar anúncios e páginas de destino. 

Para isso, ele utiliza diversas plataformas e ferramentas, como Google Ads, Meta Ads, Tik Tok Ads, Linkedin Ads, Analytics entre outros.

Ao combinar habilidades analíticas e criativas, o gestor de tráfego em conjunto com outros profissionais como designer e copywriter desempenha um papel vital no sucesso das estratégias de marketing digital, garantindo que cada real investido em publicidade traga resultados mensuráveis e substanciais.

Habilidades e competências de um gestor de tráfego

Para ser um gestor de tráfego o desenvolvimento de algumas habilidades e competências são essenciais, bem como ter conhecimento aprofundado sobre alguns aspectos e ferramentas. Veja:

Marketing Digital

A primeira habilidade que um gestor de tráfego deve dominar, por mais óbvio que seja, é o próprio marketing digital. Isso inclui compreender as diversas técnicas e estratégias de campanhas online e saber quando e como utilizar as principais plataformas de anúncios. 

Esse conhecimento permite que o gestor desenvolva campanhas eficazes que atinjam o público-alvo correto, otimizando o retorno sobre investimento para os seus clientes.

Capacidade Analítica

A análise de dados compreende boa parte do trabalho de um gestor, afinal, é somente através dela que é possível identificar padrões, medir o desempenho das campanhas e realizar ajustes necessários para otimização. 

Portanto, um profissional da área que deseja se destacar e ter bons resultados deve ser hábil em interpretar métricas e dados complexos para tomar decisões informadas. 

Familiaridade com Ferramentas

Um gestor de tráfego deve ser familiarizado com uma variedade de ferramentas e plataformas de análise e anúncios, o que inclui Google Analytics, Meta Ads Manager, TikTok Ads, LinkedIn Ads, entre outras.

O conhecimento profundo dessas ferramentas permite que o gestor configure, monitore e otimize campanhas de maneira eficaz, garantindo que os recursos sejam utilizados da melhor forma possível para alcançar os objetivos definidos.

Capacidade de Relacionamento

Não importa em qual área você deseja atuar, a capacidade de criar e manter bons relacionamentos será um requisito para ter sucesso em todas elas e no campo de gestão de tráfego, não é diferente.

Desde o primeiro contato até o entendimento das necessidades do cliente, é fundamental saber ouvir e compreender os objetivos, além de manter uma comunicação constante e transparente, fornecendo relatórios regulares e mantendo o cliente atualizado sobre o andamento das campanhas

Criatividade

Por mais abstrato que seja definir que um gestor de tráfego precisa ter criatividade, este é um elemento fundamental para atuar na área.

Visto que é preciso desenvolver campanhas inovadoras e cativantes que se destacam e, consequentemente, capturem a atenção do público-alvo. O que exige capacidade de pensar fora da caixa para encontrar novas formas de engajar os consumidores e melhorar as taxas de conversão.

Como começar a trabalhar como gestor de tráfego: Guia completo

Como começar a trabalhar como gestor de tráfego: Passo a passo

1. Aprenda os fundamentos do marketing digital

Inicie sua jornada entendendo os conceitos básicos de marketing digital. Para isso, você pode utilizar recursos gratuitos, como blogs, vídeos no YouTube, webinars etc.

Independente da plataforma, lembre-se de criar um guia de estudos que compreenda desde as principais estratégias de SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e email marketing até persona, público-alvo, funil de vendas, siglas e termos técnicos do setor.

2. Busque por cursos de tráfego pago

Invista em cursos específicos sobre tráfego pago para se aprofundar no uso de plataformas como Google Ads, Meta Ads, TikTok Ads e LinkedIn Ads. 

Esses cursos geralmente cobrem desde a criação de campanhas até a otimização e análise de resultados, proporcionando um aprendizado abrangente e aplicável.

3. Aprenda sobre análise de dados

Como já falamos anteriormente, a análise de dados é o principal campo de atuação de um gestor. Portanto, saber interpretar métricas e dados utilizando ferramentas como Google Analytics é essencial para avaliar o desempenho das campanhas e tomar decisões informadas.

Inicialmente, caso não tenha dinheiro para investir, foque em cursos gratuitos e guias disponíveis na internet. 

4. Desenvolva habilidades comportamentais

Trabalhe em suas habilidades de comunicação, relacionamento e trabalho em equipe. Essas competências serão a sua base para gerenciar expectativas de clientes, lidar com os desafios do trabalho diário e colaborar com outros profissionais da área como designers e copywriters.

Leituras sobre inteligência emocional e workshops podem ser muito úteis.

5. Vá atrás de sua primeira experiência prática

Com sua base de conhecimentos bem estabelecida, é hora de colocar em prática. Procure por vagas de estágio, freelancer para pequenas empresas ou comece com projetos pessoais.

Lembre-se de se preparar bem para as entrevistas e reuniões. Pratique falar sobre suas habilidades e como você pode agregar valor aos clientes e/ou empresas.

Essa experiência inicial ajudará a consolidar seu aprendizado e fornecer exemplos reais para seu portfólio, o que nos leva a próxima etapa.

6. Construa seu portfólio

Documente todas as campanhas em que você trabalhou, destacando as estratégias usadas, os resultados alcançados e as melhorias feitas. 

Um portfólio bem organizado e visualmente atraente é essencial para mostrar suas habilidades e conquistar a confiança de futuros empregadores ou clientes.

7. Faça networking

Participe de eventos, conferências e webinars sobre marketing digital. Envolva-se em comunidades online, como fóruns e grupos de redes sociais, para trocar experiências e aprender com outros profissionais mais experientes. 

Além disso, fazer networking é uma excelente maneira de descobrir oportunidades de trabalho e parcerias.

Mas afinal, vale a pena ser gestor de tráfego?

Sim, vale a pena ser gestor de tráfego.

A profissão segue em alta, crescendo rapidamente e com remunerações cada vez mais atrativas, oferecendo a flexibilidade de trabalhar remotamente e oportunidades em diversos setores.

Entretanto, vale destacar que com tantos profissionais oferecendo o mesmo tipo de serviço, é preciso procurar formas para se destacar.

Estratégias como a construção de uma boa apresentação, portfólio impactante e rico em detalhes até especialização em nichos específicos pode ser uma ótima ideia.

Por fim, lembre-se de se manter continuamente atualizado. O marketing digital evolui rapidamente, e se manter a par das últimas tecnologias, tendências de mercado e mudanças nos algoritmos pode ser um fator decisivo para assegurar que suas campanhas continuem eficazes e inovadoras.

Ainda com dúvidas sobre como se tornar um gestor de tráfego ou começar trabalhar com marketing digital? Deixe nos comentários no final da página que nossa equipe segue pronta para te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *