Pular para o conteúdo

Como começar a trabalhar em casa: Um caminho para o home office

  • por

Descubra como começar a trabalhar em casa, no famoso modelo home office, além de ter acesso à uma lista de profissões e tudo o que você precisa para ter um bom desempenho.

Trabalhar no conforto de casa, nos dias de hoje, é uma oportunidade que muitos profissionais almejam, entretanto, essa modalidade exige atenção a alguns detalhes como organização, recursos, mentalidade e gestão.

Afinal, o trabalho remoto por oferecer um conforto adicional, muitas das vezes, os profissionais acabam se confundindo e gerindo mal o seu próprio tempo, o que leva a procrastinação e quedas no desempenho.

Sabendo desses desafios, para te ajudar a entender como se preparar e começar a trabalhar em casa, desenvolvemos este guia completo, onde vamos abordar desde os recursos e habilidades necessárias, até os principais sites que você pode encontrar oportunidades de vagas home office. Faça uma ótima leitura!

como começar a trabalhar em casa

O que é e como funciona o trabalho home office?

O Home office não é apenas uma questão de trabalhar em casa. Este termo, na verdade, significa a liberdade de escolher qualquer lugar para desempenhar suas tarefas. 

Ou seja, pode ser em um café, hotel, coworking ou até em um parque, tendo acesso a internet e um computador está tudo certo.

Dentre as oportunidades que você irá encontrar no mercado estão o 100% home office e o híbrido. Sendo que no modelo totalmente remoto não exige presença em nenhum momento e no híbrido é necessário alternar entre alguns dias em casa e outros no escritório.

Atenção! Não são todas as profissões que se adaptam a essa modalidade. Mais a frente citaremos uma lista com as principais áreas de atuação que são ideais para trabalhar em casa.

O que você precisa para começar a trabalhar em casa

Por mais que o computador e o acesso a internet sejam os principais elementos para executar um trabalho home office, é necessário considerar alguns outros aspectos para garantir um bom desempenho e uma boa qualidade de vida, veja:

Equipamentos e acessórios

Para uma experiência de home office agradável e produtiva, a escolha de bons equipamentos é um dos pontos principais.

Portanto, considere investir em uma cadeira ergonômica e confortável, uma mesa de tamanho adequado, e periféricos de qualidade como teclado e mouse.

Ambiente adequado

Defina um cômodo da casa para ser, exclusivamente, o seu local de trabalho. O ambiente deve ser tranquilo, com boa iluminação, preferencialmente isolado de ruídos e interrupções familiares. 

Personalizar este espaço para torná-lo mais confortável, organizado e funcional é uma ótima ideia para garantir um bom desempenho.

Ferramentas de produtividade

Organizar seu fluxo de trabalho é mais fácil com o auxílio de ferramentas de produtividade. Aplicativos de gerenciamento de tarefas e calendários ajudam a estruturar suas atividades diárias, otimizando a gestão do tempo e aumentando sua eficiência.

Sites como Asana, Trello, e Google Keep podem te ajudar nessa missão. Todos eles possuem uma versão totalmente gratuita e com grande parte das funcionalidades disponíveis.

Conexão à internet de boa qualidade

Para evitar atrasos e melhorar sua experiência de trabalho, é ideal buscar planos de internet estáveis com velocidades acima de 100MB, se possível.

Dessa forma, você terá acesso rápido a recursos online e fluidez em reuniões e videoconferências, assegurando que as tarefas sejam entregues sem atrasos e que a lentidão não seja um motivo de estresse.

como começar a trabalhar em casa

Como começar a trabalhar em casa

1 – Escolha sua área de atuação

Se você está iniciando sua carreira agora ou considerando fazer uma transição para uma área que oferece mais flexibilidade e oportunidades home office, saiba que os setores de tecnologia e marketing digital são os mais permissivos e adaptados a este modelo de trabalho, além de oferecer boas remunerações e um mercado cada vez mais aquecido.

Veja algumas opções:

Estas carreiras oferecem uma maior liberdade de localização e, muitas vezes, permitem que o trabalho seja realizado de forma 100% remota. Ou seja, é uma ótima chance para quem quer poder trabalhar no conforto de casa, sem precisar se locomover e passar horas no trânsito.

2 – Estude e se especialize na área

Depois de escolher a carreira que melhor se adapta ao seu gosto e habilidades, o próximo passo é investir tempo na sua educação. 

Para isso, procure por cursos e graduações na área escolhida, e caso não tenha condições para investir agora, não se preocupe! Existem diversas instituições e plataformas como o Senai Play e a FGV que oferecem cursos totalmente gratuitos e online que permitem que você estude de forma flexível e conforme sua disponibilidade.

3 – Crie seu currículo ou portfólio

Para trabalhos que demandam criatividade, como design ou redação, um portfólio online pode ser extremamente necessário. Inclua projetos relevantes, feedback de clientes e resultados alcançados.

Para outras áreas, um currículo detalhado com sua formação, experiências passadas e habilidades específicas ajudará a destacar sua aptidão. Certifique-se de adaptar esses documentos para cada aplicação, focando nas exigências específicas de cada vaga.

4 – Procure por oportunidades 

Com seu currículo ou portfólio em mãos, é hora de procurar oportunidades de trabalho. Sites de emprego como Vagas.com, Indeed, e LinkedIn são uma ótima opção e possuem diversas vagas home office tanto para iniciantes quanto especialistas.

Agora, se a sua intenção é trabalhar como freelancer, plataformas como Upwork, Workana, e 99Freelas são excelentes para encontrar projetos específicos na sua área de especialização. 

Lembre-se de se preparar adequadamente para a entrevista, estar pronto para as perguntas mais comuns e praticar suas respostas.

Quero mudar de carreira: Como fazer?

Para quem deseja mudar de carreira em busca de maior flexibilidade e oportunidades de crescimento, o planejamento é essencial. É prudente começar a estudar e se qualificar na nova área enquanto ainda está empregado.

Aproveite recursos educacionais online para ganhar habilidades relevantes sem comprometer sua renda atual. Simultaneamente, explore vagas e oportunidades em seu campo desejado. 

Quando sentir que está pronto e que encontrou a oportunidade certa, faça a transição de forma planejada. Essa abordagem minimiza riscos e ajuda a garantir que a mudança não afete negativamente seu bem-estar financeiro e nem mesmo o profissional.

Por fim, caso ainda tenha dúvidas sobre como começar a trabalhar em casa ou como migrar de carreira, fique a vontade para deixar o seu comentário no final da página que nós, do Super Content, vamos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *