Pular para o conteúdo

Entrevista de emprego: Exemplos de perguntas e respostas mais comuns

  • por

Descubra como se portar da maneira correta em uma entrevista de emprego e conheça as principais perguntas feitas pelos recrutadores em 2024.

Finalmente foi chamado para uma entrevista após enviar vários currículos, mas não sabe por onde começar a se preparar? É hora de planejar bem a sua apresentação, escolher a roupa certa e praticar suas respostas. 

Se você está ansioso, fique tranquilo. Antes de uma entrevista sentir um frio na barriga é uma sensação normal. Mas, saiba que é possível transformar essa ansiedade em confiança. Para isso, é preciso se preparar, testar e simular possíveis perguntas, respostas e situações. 

A fim de te ajudar nessa primeira etapa, separamos as 9 perguntas mais comuns feitas pelos recrutadores com dicas e exemplos de como respondê-las. Faça uma ótima leitura!

Entrevista de emprego: Exemplos de perguntas e respostas mais comuns

9 Perguntas comuns em uma entrevista de emprego 

1. Me fale sobre você

Essa é uma daquelas perguntas clichês, que dificilmente o recrutador irá finalizar a entrevista sem fazer, portanto, é essencial se preparar e ter de bate e pronto uma resposta clara ou ao menos um caminho por onde seguir.

Por mais que à primeira vista pareça ser fácil de responder, na verdade é onde muitos candidatos acabam se embolando e perdendo suas chances.

Um modo inteligente de abordar essa questão, é revisando suas experiências, destacando suas habilidades e pontos fortes. Para exemplificar, você poderia responder da seguinte forma: 

“Sou uma pessoa organizada, dedicada, comunicativa, adoro desafios e estou sempre procurando maneiras de otimizar processos e alcançar melhores resultados. 

Por exemplo, quando entrei na empresa onde trabalhei anteriormente, percebi que o sistema de gerenciamento de projetos era antiquado e ineficiente. 

Em vez de aceitar isso como estava, decidi que precisava encontrar uma solução. Após algumas semanas de pesquisa e planejamento, implementei um novo sistema de gerenciamento que não só reduziu o tempo gasto em tarefas administrativas em 20%, mas também aumentou a produtividade da equipe.”

2. Quais são seus principais pontos fortes e fracos?

Assim como a pergunta anterior, essa é uma questão frequentemente abordada. O objetivo aqui, é identificar a capacidade de autoconhecimento dos candidatos.

Mas, antes de seguirmos para um método de resposta ideal, esqueça a palavra “perfeccionismo” e a adicione ao que não se deve falar em uma entrevista. Afinal, essa é uma definição extremamente comum e repetitiva para os recrutadores.

Dito isso, para responder, considere destacar primeiramente os seus pontos fortes com um exemplo prático e, em seguida, os seus pontos fracos, aqueles nos quais você já está trabalhando para melhorar. Por exemplo:

“O meu principal ponto forte é a minha capacidade de aprender rapidamente. Além disso, sou proativo e gosto muito de trabalhar em equipe. No meu último emprego, um certo colega precisou se afastar por motivos de saúde, rapidamente aprendi as suas tarefas e assumi suas responsabilidades, garantindo que os projetos continuassem sem interrupções.

Por outro lado, um dos meus pontos fracos é a impaciência com processos lentos. Às vezes, fico frustrado quando as coisas não avançam na velocidade que eu gostaria. Para melhorar isso, tenho trabalhado em entender melhor os diferentes ritmos e processos da equipe”.

3. Qual a sua maior conquista profissional?

A intenção do recrutador com essa pergunta é entender quais foram os momentos de destaque na sua carreira e como você lida com situações desafiadoras para alcançar os seus resultados. 

Dê exemplos concretos e reais, não saia do aspecto profissional e caso não tenha em mente nenhuma situação profissional adequada, foque em conquistas como a conclusão de um curso ou aprendizado de uma habilidade específica. 

Veja um exemplo de como você poderia responder:

“Em meu último emprego como analista de suporte técnico, fui encarregado de um projeto que estava significativamente atrasado. O projeto envolvia a migração de dados para um novo sistema, e diversos problemas técnicos estavam causando atrasos.

Propus um plano de ação que incluía reuniões diárias rápidas para alinhamento e a redistribuição de algumas tarefas de acordo com as especialidades de cada membro da equipe. No final, concluímos a migração dentro do prazo, com um tempo de inatividade mínimo para os usuários.”

4. O que você poderia me dizer sobre seu currículo?

Essa é a sua oportunidade para destacar os pontos mais importantes e relevantes do seu currículo. Concentre-se em suas experiências mais significativas e longevas. 

Para não se perder, comece pelo trabalho mais recente seguido pelos outros, fale sobre suas habilidades e lembre-se de focar em suas atuações que se relacionam com o cargo para o qual você está se candidatando.

Atenção! Tome cuidado para não se estender demais e acabar atropelando o ritmo da entrevista.

5. Me fale sobre suas ambições profissionais

Aqui, o recrutador quer entender suas ambições de carreira, se você vê um futuro na empresa e como pretende crescer dentro dela.

Para responder a essa pergunta, seja honesto e mostre que você tem um plano claro e objetivo. Demonstre como a vaga na qual você está concorrendo se encaixa nesse plano e como você acredita que pode contribuir para a empresa a longo prazo. Por exemplo:

“A curto prazo, meu objetivo é dominar as estratégias de marketing digital e contribuir para o sucesso da equipe. A longo prazo, gostaria de assumir um papel de liderança, onde posso usar minha experiência para orientar e inspirar outros membros”.

6. Por que devemos te contratar e o que o diferencia dos outros candidatos?

Essa pergunta é feita para que os entrevistadores possam entender melhor suas características únicas e como você pode trazer algo novo para a equipe. Eles procuram por qualidades e experiências que você tenha e que sejam diferentes dos outros candidatos.

Muitas das vezes, sua experiência apresentada no currículo não será o bastante, portanto, concentre em suas realizações e pontos fortes. Por exemplo, você poderia dizer:

“Como designer gráfico, trago uma combinação de criatividade e precisão técnica. Tenho um portfólio diversificado que demonstra minha capacidade de criar designs impactantes que não só capturam a atenção, mas também comunicam a mensagem de forma clara e eficaz. 

Meu conhecimento em diferentes áreas como redação e copywriting me permite entender e antecipar as necessidades dos clientes, o que me diferencia de outros profissionais da área”.

Entrevista de emprego: Exemplos de perguntas e respostas mais comuns

7. Onde você se vê daqui a cinco anos?

Quando o recrutador perguntar onde você se vê daqui a cinco anos, na verdade, ele quer saber se o seu objetivo de carreira está alinhado com o crescimento e os objetivos da organização. 

Sendo assim, é importante mostrar que você tem um plano claro e que enxerga a empresa como parte essencial desse futuro. Para quebrar um pouco o gelo e humanizar sua resposta, mencionar as suas aspirações pessoais de forma sucinta também pode ser interessante. Veja:

“Em cinco anos, me vejo como gerente desta empresa, otimizando processos e liderando iniciativas que realmente façam a diferença no dia a dia da organização. 

Além disso, acredito que conseguirei estabelecer um equilíbrio melhor e mais saudável entre minha carreira e vida pessoal, dedicando tempo de qualidade à minha família”.

8. Como você lida com as críticas?

Para responder essa pergunta, não deixe de mostrar que você vê as críticas e os feedbacks como uma oportunidade de crescimento e que está disposto a lidar e aprender com os seus erros.

Logo, uma forma inteligente de responder é:

“Eu vejo as críticas como uma oportunidade valiosa de crescimento e aprendizado. Quando as recebo, procuro ouvir atentamente e entender o ponto de vista. Em seguida, avalio de forma objetiva para entender como e onde posso melhorar”.

9. Qual a sua expectativa salarial?

Se você também se confunde quando escuta essa pergunta e não sabe o que responder, não se preocupe. Os recrutadores querem apenas saber se suas expectativas estão alinhadas com o orçamento da empresa e se você entende o valor do mercado para sua posição. 

Sendo assim, não coloque um valor muito acima ou muito abaixo, faça uma pesquisa de mercado e demonstre o seu conhecimento sobre a sua área de atuação:

“Acredito que minha expectativa salarial é compatível com a minha experiência e as responsabilidades da posição, de acordo com a minha pesquisa o salário para este cargo é de Y. Mas, mais importante do que o salário em si, estou interessado em uma oportunidade que me permita crescer profissionalmente”.

Preparação para a entrevista de emprego

Para conquistar a sua vaga, tudo se inicia logo na primeira impressão que os recrutadores têm de você. Portanto, garanta uma boa noite de sono e escolha a roupa certa, que seja adequada ao ambiente profissional e reflita formalidade.

Além disso, pesquise sobre a história, visão, valores, produtos e serviços da empresa, a fim de demonstrar seu interesse genuíno e alinhar suas respostas com a cultura e os objetivos da organização.

Lembre-se também de chegar com antecedência para evitar atrasos, manter a calma, responder de forma objetiva e demonstrar entusiasmo ao longo da entrevista. Dessa forma, você estará bem preparado e à frente da grande maioria dos candidatos.

No mais, caso ainda tenha dúvidas sobre perguntas comuns em entrevistas de emprego, currículo ou como se preparar, deixe um comentário no final da página que nossa equipe segue atenta e sempre pronta para te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *