Descubra o que faz um designer gráfico e tenha acesso à um passo a passo completo para começar na profissão.
Você já parou para pensar em quem cria as embalagens dos produtos que compramos, os anúncios que vemos online, os logos, sites e animações? Pois é, por trás de tudo isso, há sempre um designer gráfico.
Estes profissionais são os grandes responsáveis por transformar ideias em imagens, dando vida a conceitos que cativam e comunicam mensagens de forma clara e atraente.
Se você é uma pessoa criativa e gosta de trabalhar com imagens, cores e tipografia, essa carreira pode ser uma excelente escolha para você. Leia o nosso guia completo até o final e entenda o que faz, quanto ganha e como se tornar um designer.
O que faz um designer gráfico?
O designer gráfico é o profissional encarregado por idealizar e criar visuais atraentes e eficazes para os mais diversos tipos de comunicação. Suas principais áreas de atuação incluem:
- Produção Gráfica: Criação de materiais impressos, como folhetos, banners e embalagens.
- Web design: Desenvolvimento de sites, landing pages, estrutura visual para apps, imagens para redes sociais e apresentações digitais.
- Branding: Criação de logotipos e identidade visual que definem a imagem de uma marca.
- Animação: Produção de animações tradicionais para vídeos e mídias sociais.
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Quanto ganha um designer?
A renda de um designer gráfico no Brasil é influenciada por vários fatores, incluindo seu nível de experiência, formação e o segmento da empresa contratante.
Normalmente, o salário mensal varia de aproximadamente R$2.700 a R$3.250. Todavia, vale destacar que profissionais que optam por atuar como freelancers ou abrindo a sua própria agência possuem ganhos significativamente maiores, já que podem atuar em diversos projetos simultaneamente.
Como se tornar um designer gráfico
1 – Cursos e graduações
Obter uma educação formal para atuar como designer não é necessariamente uma obrigação exigida pelo mercado, entretanto, é um bom ponto de partida e um diferencial significativo.
Você pode optar por cursos técnicos ou graduação em design gráfico, onde você irá aprender sobre composição, tipografia, desenho artístico e vetorial, identidade visual, teoria das cores etc.
Para aqueles que não possuem meios para investir financeiramente no momento, há uma variedade de cursos e guias gratuitos disponíveis na internet que oferecem uma excelente introdução ao campo, permitindo que você já inicie na área em projetos mais simples.
Atenção! Caso opte por um curso técnico é preciso antes escolher o software no qual será a sua área de trabalho, visto que os cursos geralmente ensinam a partir de um leque específico de ferramentas como Adobe, Corel, Canva entre outros, cada um com suas próprias especificidades e níveis de atuação.
2 – Construa seu portfólio
Desenvolva um portfólio que destaque seus melhores trabalhos. Inclua uma variedade de projetos que mostrem sua versatilidade e capacidade de lidar com diferentes estilos e solicitações.
Sites como Logocore e o ChatGpt podem te ajudar inicialmente a criar briefings fictícios que simulem projetos reais para os seus primeiros portfólios.
3 – À procura da primeira oportunidade
Busque oportunidades de estágio, freelance ou trabalho voluntário. A experiência proporciona não só a possibilidade de melhorar suas habilidades técnicas e criativas, como também ajuda a construir uma rede de contatos no setor.
Esse primeiro contato será valioso para entender as demandas reais do mercado e como os projetos são gerenciados na prática.
4 – Mantenha-se atualizado
Continue aprendendo e mantenha-se atualizado com as últimas tendências, técnicas e tecnologias do design gráfico. Para isso, procurar constantemente por novas especializações, workshops, webinars e conferências é uma ótima maneira de se manter informado e conectado com outros profissionais da área.
Isso não só amplia sua rede de contatos, mas também enriquece seu repertório criativo e técnico, mantendo suas habilidades afiadas e relevantes no mercado.
Como se destacar como designer no mercado
Para realmente se destacar como designer gráfico, uma das melhores estratégias é se especializar em nichos específicos.
Afinal, se tornar um especialista em um campo particular, como design de embalagens ou design para mídias digitais, ajuda a se diferenciar e atrair clientes qualificados, que estão inclusive dispostos a pagar mais por um produto de maior qualidade.
Além disso, o desenvolvimento de algumas habilidades comportamentais como organização e gestão de tempo podem te ajudar a evitar muita dor de cabeça.
Essas competências permitem que você gerencie eficientemente o processo de design do início ao fim, evitando procrastinação e perdas de prazos. O que não só melhora sua capacidade de atender às expectativas do cliente, mas também ajuda a construir sua marca de maneira positiva no mercado.
Por fim, com o avanço da tecnologia e a necessidade das empresas estarem presentes no digital, o design é e será daqui para frente cada vez mais uma carreira promissora e bem valorizada, com grandes possibilidades de ganhos e um mercado extremamente amplo.
Ainda com dúvidas sobre a área de design, se vale a pena ou não investir para começar? Deixe na caixa de comentários abaixo que nossa equipe segue atenta e pronta para te ajudar.